domingo, 28 de agosto de 2011

Encontrei com Rubem Alves!

Outro dia eu fui ao lançamento do livro “Rubem Alves & Moacyr Scliar: Conversam Sobre o Corpo e a Alma”. O evento foi na Assembléia Legislativa do Ceará e o Rubem Alves estava lá! O Moacir Scliar não pode ir porque ele faleceu no início deste ano, lamentável. O Rubem (íntima, não?!=P) passou a maior parte do evento bem sério, parecia até um pouco antipático, mas na hora em que ele abre a boca para falar é lindo! Transmite felicidade. É esse o sentimento que me veio ao ouvi-lo. Ele falou sobre a felicidade nesse dia... Disse, mais ou menos, ser algo que, na verdade, não dá para falar sobre, por ser grande demais! Ele falou que felicidade é como um instante que a gente tenta segurar, mas quando a gente percebe já escapou... Fez até uma comparação com o pôr-do-sol, a gente se encanta com a beleza, mas são só uns instantes... Que continuamos a apreciar mesmo assim. No livro ele trata desse tema também. Lembrei agora do Pequeno Príncipe, só ele pode repetir o pôr-do-sol quantas vezes quiser, é só afastar um pouquinho o banquinho dele lá no B612! 

 

Outra coisa que o Rubem também falou nesse dia foi sobre velas de aniversário. Foi algo bem significativo para mim, pois estava exatamente na semana do meu aniversário! Ele disse que em vez de apagarmos as velinhas ao cantarmos parabéns, deveríamos acendê-las! Afinal, acender velas é trazer luz para a vida! Eu adorei essa perspectiva! A cada ano, uma luz a mais para a nossa vida. Acho que é assim que deve ser. 

 

O livro que foi lançado é uma conversa entre os dois autores. No lançamento foi exibido um vídeo com um pedacinho do bate-papo dos dois senhores. Deu vontade de passar o dia todo ouvindo a conversa dos dois, um jeito é comprar o livro, né?! Foi tipo uma degustação* do livro.  Assistir ao vídeo eu me perguntava qual seria o sentimento do Rubem com aquelas imagens e com o diálogo deles. Pouco depois de pensar nisso vi o autor presente colher uma lágrima do olho para não deixá-la descer por sua face... 

O livro:


 *Degustação, faz referência a outra coisa que o Rubem falou... Ele disse que, ao ler, a gente devora quem escreve. Ler é uma forma de incorporar, ingerir. Acho que faz sentido. (Estranho é me tocar que estou sendo devorada através do blog! =P) Para terminar o post, uma poesia de uma palavra só: “JARDIM”. 

“A poesia é uma busca da Palavra essencial, a mais profunda, aquela da qual nasce o universo. Eu acho que Deus, ao criar o universo, pensava numa única palavra: Jardim! Jardim é a imagem de beleza, harmonia, amor, felicidade. Se me fosse dado dizer uma última palavra, uma única palavra, Jardim seria a palavra que eu diria."      
Rubem Alves
 Bises!

2 comentários:

  1. Se eu tivesse aí, teria ido contigo, nera? =~

    ResponderExcluir
  2. Que dia especial! Quando você tiver programas desse tipo não esqueça de me chamar! Perdi Rubem na Unifor e na Assembléia - pena!
    "O sábio é um degustador. Eu quero que meus alunos sejam educados para serem degustadores do mundo!" (Rubem Alves)

    Lamentei a morte de Moacyr Scliar. Ele deveria ter ficado por aqui por pelo menos uns 15 anos.
    Beijos

    ResponderExcluir

Deixe seu recadinho, não precisa ter blog! =)